28 outubro 2012

Primeiro dia de frio

Hoje 'oficialmente' começou o inverno em Valldoreix... fez dia de sol e frio, e passamos o dia na casa dos nossos ex-vizinhos. Foi aniversario da Marta e ela fez um churrasco no jardim. 

Olhem só que linda a torta de maçã que o Ivan fez!

15 outubro 2012

minha Preta

Preta by Dona Laura (1981)
Preta by Bianca (2012)
A minha avó, mãe da minha mãe, era filha de imigrantes italianos, que chegaram no Brasil na época do ápice da imigração italiana no nosso país. Meus bisavós se instalaram na cidade de Ribeirão Preto onde ainda hoje vivem vários parentes meus e primos da minha mãe. São os Codognotto (bisavô) e Coleone (bisavó).

Em Ribeirão Preto meu bisavô, Luigi, era alfaiate de renome e suas filhas tinham um ateliê de alta costura, onde minha avó também trabalhou antes de se casar e mudar pra São Paulo.

Quando eu era menina, lembro da minha avó, Dona Laura, sempre rodeada de moldes de papel e de giz de cera para marcar tecidos. Ela e sua inseparável máquina de costura. Ela trabalhou nas fábricas Matarazzo durante anos, e sempre costurou suas próprias roupas e de sua família.

Estou contando tudo isso porque minha avó tinha feito uma boneca de pano para minha irmã e eu, que era pretinha e que minha irmã morria de medo (só fui saber muitos anos depois!). Eu adorava esta boneca que com o passar dos anos ficou velhinha se acabou sumindo em alguma das várias mudanças de casa da nossa família.

Em julho quando estive em Curitiba, a minha mãe me fez uma surpresa linda e encomendou uma boneca igualzinha à que a minha vó Laura tinha feito. E o melhor de tudo - foi a minha prima Bianca que fez! 

Fiquei muito emocionada quando vi a boneca - parecia que eu tinha voltado a ter 8 anos de idade... aqui uma fotinho da Preta pra vocês.

Obrigada mãe, obrigada Bi, obrigada vó Laura... saudades de ti.

12 outubro 2012

Cade setembro?


Voltei das férias de verão e não parei de viajar... cada semana de setembro estive em uma cidade diferente a trabalho - feiras e mais feiras, principalmente na Alemanha, onde participei da photokina (feira de fotografia) e da EcoPrint (feira de sustentabilidade em impressão).

A EcoPrint eu curti muito, não só porque o tema meio ambiente me interessa muito, mas também porque foi em Berlin, cidade que eu adoro! Todos os dias caminhávamos do hotel até a feira e aproveitei para tirar uma foto do muro do hotel que tinha um graffite muito show, pena o caminhão do DHL que resulveu estacionar bem neste dia né?

O hotel onde ficamos era super cool, estilo escandinavo, até tirei fotinhos do chão com seus carpetes de troncos de árvores e o cartãozinho da chave do quarto - super original.


Related Posts with Thumbnails