02 dezembro 2012

Natal na Escola Waldorf

Ontem fez MUITO frio por aqui, realmente o inverno chegou pra ficar. Não posso reclamar, já que chegou até meio tarde, mas essas mudanças bruscas de temperatura são difíceis de encarar.

Mas nosso programa de família foi genial - nós fomos até a Escola Waldorf de Bellaterra, que estava comemorando uma jornada de portas abertas para a festa de Natal.

Atualmente estamos com um dilema imenso. O ano que vem o Max completa 3 anos e começa a P3, ou seja, muda da escola onde está hoje (triste!) para outra com crianças um pouquinho maiores. Nós moramos do lado da escola nova, e todos seus amiguinhos irão para essa, mas, por outro lado, a Waldorf tem um sistema pedagógico que gostamos mais só que fica mais longe de casa e é particular.

Para quem não conhece a Waldorf, eu sugiro que faça um pouco de pesquisa porque é muito interessante. As classes misturam crianças de 3 a 6 anos, ou seja, os alunos não ficam só com crianças da mesma idade. A pedagogia Waldorf tem como objetivo o desenvolvimento da individualidade de cada criança, e se preocupa com o processo de aprendizagem mais que com o saber. 

´Na vida mais valioso que o saber é o caminho que percorremos para alcança-lo´.

A escola é linda, toda de madeira com jardins por todos os lados, muito verde e uma horta super bem cuidada. Também não existem diretores, já que é uma cooperativa de pais que contribuem para que a escola siga adiante. Artes e sociabilidade estão na ordem do dia, e a alimentação é toda ecológica e natural. 

Aiaiai, que dilema! A gente tem até fevereiro para decidir - se tiverem experiência com o método, por favor, comentem. Obrigada.

4 comentários:

Liliane Arend disse...

Adoro a Waldorf, mas encontramos na Montessori um meio-termo.
Também aprendi que a escola é um complemento à educação que proporcionamos aos nossos filhos, então acho que o mais importante é nos certificarmos de que a escola em que eles estudam lhes proporcionará os ensinamentos necessários para sua vida acadêmica e que é um ambiente saudável tudo dará certo no final.
bjo
Li
londrescomfilhos.blogspot.com

Iolanda Lopes disse...

Vim te convidar para a promoção que estou fazendo lá no blog.
Se puder, ficarei feliz com sua participação.

http://verdadesdemae.blogspot.com.br/2012/11/promocao-sorteio-caderno-de-mensagens.html

bju

Natalie disse...

Admiro muito a proposta pedagógica Waldorf, especialmente porque eles levam em consideração não apenas as inclinações inatas de cada criança, mas também as preferências que são fruto da idade. Em outras palavras, eles efetivamente respeitam interesses e desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Não sei como a educação infantil é aí na Espanha, mas te asseguro que por aqui, no Brasil (talvez mais especificamente em São Paulo), virou uma competição desenfreada para ver qual escola consegue que as crianças falem primeiro, desfraldem primeiro, leiam primeiro, escrevam primeiro --e não sejam crianças nunca.

Até apostilas do Anglo tem escola infantil por aqui adotando para crianças de --pasme-- um ano e meio.

Em meio a essa loucura toda (e levando em conta que meu filho só vai pra escola porque eu trabalho e não tenho mais com quem deixar), a Waldorf é um alento, pois sei que por lá ele será respeitado e poderá brincar, se divertir, que o mais importante nessa fase do pequeno.

Ele ainda não vai pra Waldorf, mas pensamos muito em colocar numa. O único ponto negativo: não sei até que ponto a filosofia antroposófica(a base da Waldorf) é disseminada entre os alunos. Isso me preocupa um pouco, pois sou contra doutrinações...

Qto aos amigos do seu pequeno e a nova escola: dependendo do vínculo dele com os amigos, mesmo a Waldorf sendo ótima, eu pensaria duas vezes antes de afastá-lo dos colegas.

boa sorte aí

Vanessa Ribeiro disse...

Nossa meninas, obrigada! Eu adorei a escola, mas doutrinas tambem me preocupam. Eu ADORO o metodo Montessori, mas nao tem nenhuma escola em Barcelona (pasmem!).

Em fevereiro irei na jornada de portas abertas e tomaremos uma decisao.

Beijos
Van

Related Posts with Thumbnails