25 setembro 2011

Viagem a trabalho e a dona Culpa



Mãe que trabalha fora e gosta do que faz, muitas vezes sente uma culpa tremenda quando tem que sair pra trabalhar... e tudo fica muito pior quando o assunto é viagem de negócios. 


Faz uma semana que mudei de trabalho e estou adorando, já que a HP é considerada uma das 100 melhores empresas do mundo para mães que trabalham. Tenho horário flexível, meu chefe encoraja o trabalho desde casa e moro bem pertinho do escritório. Tudo isso nota dez, mas a coisa pega quando o assunto é viagem, já que a famigerada culpa não me deixa em paz.


Li muita coisa interessante sobre o assunto aqui, aqui e aqui. Parar de trabalhar para mim não é opção, nem tanto por causa do dinheiro, já que meu marido trabalha e poderíamos viver de maneira mais simples, mas principalmente porque gosto e muito do que faço.


Essa semana tenho dois eventos enormes programados. Na terça viajo para Bruxelas e na quinta para Dublin, ou seja, saio de Barcelona na terça e só volto na sexta de noite. Fora toda a trabalheira que é deixar tudo preparado para a viagem, também tenho que deixar tudo preparado em casa, já que meu marido ficará sozinho com o pequeno. Uma loucura, sem avós por perto, morando em outro país e sem ninguém pra dar uma mão. E como se não bastasse tudo isso, a Dona Culpa resolveu pegar no meu pé.


Imaginem como fiquei feliz quando encontrei este artigo super legal, escrito pela correspondente internacional da cadeia de televisão NBC News, Janet Shamlian, que é mãe de cinco filhos e que conta sobre sua experiência viajando a trabalho. Ao ler o artigo, lembrei de uma amiga em Paris, que tinha duas filhas pequenas e cada vez que viajava a trabalho dizia que se sentia feliz, afinal podia dedicar dois ou três dias a si mesma, seja relaxando no spa do hotel, indo de compras, assistindo seu programa favorito na TV ou simplesmente descansando com uma noite bem dormida.


Eu pessoalmente gosto muito de viajar, e sempre que vou a trabalho, aproveito para ver uma exposição legal, visitar amigos e dormir (se possível). É um momento para desconectar dos afazeres domésticos e concentrar em mim mesma, naquilo que me faz feliz quando estou sozinha. Mas, assim como Janet comenta no seu artigo, quando tenho que escolher entre pegar o último vôo do dia ou curtir uma noite extra no hotel e voltar no dia seguinte, não tenho dúvidas - pego o avião e volto correndo pra casa pra ficar com os meus meninos.


E você, viaja muito a trabalho? E como se sente ou lida com isso? Conta pra gente vai!

{foto by Kathy Shreve}

7 comentários:

Vavá disse...

Nega!!! Como foi a primeira semana?? Estamos todos curiosos, inclusive a Chloé...hehehe Tá uma fofa, amanhã faz um mês. Dê notícias quando der e boa viagem, aproveite e durma mesmo, é o meu sonho no momento!!!! jejeje

Laiz disse...

Eu nunca viajei a trabalho...aliás desde que o Antônio nasceu nunca passei uma noite longe dele. Muito grude?!!! Também não parei de trabalhar e amo o que faço...
Boa viagem!!!! Aproveita! Relaxa também! Tempinho pra você!
Quando vem pra Curitiba de novo???Bjinhosss

Lenita disse...

Bom... lá vai! Eu sou enfermeira, moro em Santos e trabalhava em SP. Subia e descia a serra diariamente. Acordava às 4AM e chegava só as 5PM. Dai cheguei a conclusão que não estava sendo bom. Primeiro pelas escalas de trabalho (pouca folga, trabalhar no Ano Novo - que significava ficar sozinha em SP por causa da estrada impraticável nessa época do ano, entre outras coisas...). Depois da licença maternidade trabalhei um pouco e acabei abandonando o trabalho. Agora estou em casa, cuido do pequeno e conto com a ajuda de uma babá, pq eu tb não tenho ninguém por perto (ninguém mesmo, não posso contar nem com o vizinho) e o esquema de trabalho do meu marido além de pesado é irregular. Mas não é uma decisão fácil abrir mão de uma coisa que nos faz bem. Sinto falta de ter contato com outras pessoas, de conversar... então, decidi fazer uma viagem... sozinhaaaa. Fui para a Argentina (aqui perto) e fiquei 10 dias lá passeando sozinha. Senti culpa? Sim. Mas tb percebi que para ser uma boa mãe, preciso ser uma pessoa equilibrada, feliz. E eu voltei tão contente! Doida para voltar, mas muito contente. Por conta disso, acho q o seu trabalho é o seu "renovador de baterias"... seu equilibrio! Não deixe que ninguém diga ao contrário. Nunca pense ao contrário. Vivemos em outra época! Tem uma escritora francesa que diz alguma coisa mais ou menos assim: que o filho que foi cuidado integralmente pela mãe reclamará no futuro que ele foi "sufocado" e aquele que a mãe trabalhava reclamará que foi "abandonado"... Então, reclamações sempre existirão, mas tenho certeza que quando uma mãe toma uma decisão ela faz com a certeza que foi a melhor decisão possível. Por isso, mande a culpa passear. Vai numa boa. Tenho certeza que tudo e todos ficarão bem. Um beijo, Lenita.

Rafaella disse...

Não preciso viajar a trabalho rs...
Mais nunca viajei sem o pequeno... viajei para voltar no mesmo dia rs...
Mais tudo que diz em relação a ficar longe dos filhos é dificil...
Mesmo que seja a primeira ou a decima vez...
A culpa sempre vai existir rs...
Mas vai tranquila, ele vai ficar em boas mãos e vc merece esse tempo para você...
bjos

Roberta Lippi disse...

Van, que legal esse seu novo desafio, parabéns! Sabe que visitei a fábrica da HP em Israel recentemente e fiquei muito bem impressionada com a capacidade de inovação e desenvolvimento da empresa. Visitei uma fábrica onde trabalhavam apenas 6 pessoas - mas no backstage havia 1500 engenheiros trabalhando em P&D.
Se isso está te fazendo feliz, certamente seu filho vai sentir também. Não se culpe por isso, não, já que o fato de ter essa flexibilidade no trabalho faz com que vocês tenham grande qualidade no tempo juntos.
Beijos e boa sorte!

ROSE CAPUCINE disse...

Ton blog est superbe ! et j'adore ce petit avion, il est ravissant !

Vanessa Ribeiro disse...

Meninas, fiquei tao feliz com os comentarios de cada uma de voces.

Lenita, tua mensagem me deixou emociondade, obrigada!

Acabei de voltar de varias viagens e ja apareco ok?

Beijos e saudades,

Van

Related Posts with Thumbnails