01 junho 2011

Ilustradores brasileiros de livros infantis

Cada ano que passo morando fora da terrinha, mais brasileira me sinto, ou melhor, mais feliz de ser brasileira me sinto. Quando morava no Brasil, dava valor à nossa arte e cultura, mas desde que vivo na Europa parece que essa admiração pela criatividade e o talento brasileiro se intensificou ao máximo. 


Chega de lorota porque o objetivo do post não é contar como me sinto, mas sim expressar minha admiração pelo trabalho de alguns ilustradores e autores de livros infantis no Brasil. Aqui vai uma listinha com fotos dos trabalhos de alguns dos meus favoritos.


Elisabeth Teixeira


Elisabeth nasceu em Cabo Frio mas vive no Rio de Janeiro. Ela já ilustrou mais de 90 livros e em 2004 recebeu o prêmio Jabuti na categoria 'Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil' por seu trabalho em Brincando Adivinhas de Lenice Gomes. 

{ blog }



André Neves

André confabula imagens, vive no mundo dos riscos e rabiscos. Esse pernambucano que mora em Porto Alegre é reconhecido como um dos melhores ilustradores brasileiros da atualidade. Seu livro Obax foi selecionado para o prestigioso catálogo White Ravens 2010


O blog do autor e ilustrador é uma delícia de ler e esse blog recomenda.


{ blog }



Eva Furnari


Eva nasceu na Itália mas vive no Brasil desde os 3 anos de idade. Como autora e ilustradora infanto-juvenil recebeu 6 prêmios Jabuti. Em 2002 foi escolhida para ilustrar a reedição de 6 obras infantis de Érico Veríssimo. 


Lindo documentário de Cristina Partel sobre a vida e o trabalho da artista aqui.


Graça Lima

Graça é carioca e recebeu 3 prêmios Jabuti na categoria ilustração. Fora do Brasil recebeu 4 vezes a menção White Ravens, uma delas pelo seu trabalho no livro Duula - a mulher canibal. 

Bonita entrevista com a autora e ilustradora aqui.

{ blog }



10 comentários:

Momento Hengs disse...

muito lindo!!! tdos lindos, ameiiiiiiiiii

Mãe de Duas disse...

Lindo, lindo!
Não conhecia o André Neves, achei as ilustras dele uma viagem de lindas, vontade de pendurar na parede!
Os livros da Eva Furnari me acompanham desde a infância. Amo! Recentemente comprei alguns dela num sebo para as meninas e, para minha surpresa, um deles veio autografado!
Bjs
Pri

Celi disse...

Amo os livros do André Neves. A ilustração é belíssima e a história também. Legal, pois agora poderei ver o blog dele também. Obrigada por compartilhar esses autores tão interessantes sobre a Literatura Infantil.
Um beijo.

Maura disse...

Lindas ilustrações, especialmente as do André!
Tô passando pra contar que, enfim, voltei a blogar e postei umas fotinhos da minha filhota pra vcs conhecerem!
Um abç,
Maura, mamãe da Sophia

Roberta Lippi disse...

Adorei o post. Lindíssimas mesmo, essas ilustrações.
Também gosto muito da Silvana Rando. Ela tem um traço diferente dessa linha que você colocou, mas também gosto muitíssimo do trabalho dela.
Beijos

Graciliano Almeida disse...

oi eu sou o morfose, designer gráfico, ilustrador e diagramador, adorei muito o blog e as ilustras desses grandes artistas eu que tenho pouco tempo como ilustrador, desde já deixo uma dica, vc deveria colocar um post com artistas desconhecidos, assim como eu que acabei de sair da faculdade tem muitos que são bons e ainda não são conhecidos, seria uma boa pra divulgar o seu blog, qualquer decisao entre em contato comigo, flashcome@hotmail.com, vlw

:: Carla Irusta :: disse...

Muito boa seleção! São brilhantes, mesmo.

Maria Célia disse...

Vanessa, linda sua postagem. Minha visita ao seu blog não foi acaso. Diante de uma pesquisa sobre ilustração em livros infantis descobri a lindeza do seu blog.
Meu blog: http://milagresdamariacelia.blogspot.com/
Abraço,
Maria Célia

Wanderley Mayhe Ilustrador disse...

Realmente é um trabalho de qualidade e impressionante. Também sou ilustrador e estou muito contente de ver uma ilustração desta qualidade. Parabéns!

Vanessa Ribeiro disse...

Oi,

Nossa, essa vida de mae deixa a gente meio fora do ar.... obrigada a todos pelos comentarios. @Wanderley - puxa, que portfolio legal! @Maria Celia - visitei teu blog e adorei o post sobre o grupo de artes plasticas frances, durante o Brasil colonia... volto la em breve @Graciliano - curti o teu trabalho, e seguirei pesquisando ilustradores brasileiros (ou nao), mas confesso que nao e facil encontrar online este tipo de informacao...

Valeu pessoal, um abraco
Vanessa

Related Posts with Thumbnails