09 fevereiro 2011

Buenos Aires com Crianças


A Pulp lança mais um título dedicado às viagens com filhos: Buenos Aires com Crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche.

Escrito pela jornalista carioca Fernanda Paraguassu, o livro é um guia imprescindível para conhecer cada cantinho de Buenos Aires com os filhos a tiracolo.


O livro tem formato pocket, para caber na bolsa de toda mãe precavida e é recomendado até mesmo para quem não tem filhos mas quer conhecer pontos interessantes da cidade.


Bate papo com a autora:


Como surgiu a ideia de escrever um livro?
A ideia do livro veio depois de quase dois anos morando em Buenos Aires e alimentando o blog Buenos Aires para Niños. Eu notava que muita gente ia atrás das dicas do blog e escrevia de volta dizendo que havia gostado. Outras blogueiras também colocavam notas no próprio blog depois de terem feito a viagem com as crianças e creditavam as informações ao Buenos Aires para Niños. Então percebi que as pessoas estavam realmente gostando do que eu sugeria e isso ia me incentivando a continuar buscando novas dicas e me deu segurança para organizar o livro. Claro que a força da família e de leitores do blog, que começaram a cobrar o livro, também influenciou a decisão. Comecei a buscar editoras que tivessem o perfil do meu material, até que encontrei a Pulp, uma editora de Curitiba, formada por um pessoal jovem muito bacana que logo se empolgou com a ideia.


Qual é o seu capítulo preferido do livro?
Tentei organizar um guia completo com informações úteis para quem está na cidade com crianças. A idéia foi manter um texto leve, que combinou bem com as ilustrações fantásticas da artista Eve Ferretti. Tem dicas de passeios ao ar livre, museus, livrarias, sorveterias, lugares para comer, brinquedotecas, escapadas e uma lista de lojas que merecem uma espiada. Lugares por onde passamos e gostamos.


Não tenho um capítulo preferido. Acho que me empolguei conhecendo a cidade aos poucos. No livro, também destaco o tipo de comida que é possível encontrar em Buenos Aires para os pequenos. Elaborei ainda uma lista de hotéis que visitei pessoalmente, já que não poderia ter me hospedado neles. Acho que saiu uma seleção de lugares bacanas em vários pontos da cidade. E dei uma pincelada em algumas curiosidades sobre a infância argentina, como personagens, livros e músicos que as crianças portenhas adoram.


Um fim de semana ideal da Fernanda em Buenos Aires e com filhos?
Um belo café da manhã na esquina, depois um passeio ao ar livre na praça, quando todos estão com muita energia. Uma parada para o almoço, uma visita ao museu ou teatro, seguida de um sorvete e um café. Depois uma esticada em uma livraria para explorar aventuras nas páginas dos livros e um jantar gostoso antes de cair na cama no fim do dia. No domingo, é legal comer uma parrilla em um restaurante família. No La Payuca, que fica a poucas quadras do shopping Alto Palermo, é possível comer um asado de tira enquanto as crianças se distraem na brinquedoteca.


E do que mais sente falta quando não está em Buenos Aires?
Sinto falta da paisagem, dos prédios com portas bonitas, das ruas cheias de árvores, e dos lanches no meio da tarde. Além de comidinhas gostosas, como sucos, medialunas, sorvete e café, é um momento que a gente para um pouco para respirar e conversar.


Também sinto falta de passear com as crianças na Plaza Alemania, em Palermo Botânico. É uma praça simpática, bem cuidada, com um parquinho que acabou de ser renovado, e uma área verde para gastar energia ao ar livre, um programinha com ar bucólico que não se tem mais em qualquer lugar.

2 comentários:

Carol P disse...

parabens gurias !
A entrevista ficou otima !
bj

Vanessa Ribeiro disse...

♥♥♥

Related Posts with Thumbnails