12 março 2010

Fraldas de pano - que modelo?


foto: hippygrandma.com

Se, assim como nós, vc for adepto das fraldas de pano, logo logo perceberá que a quantidade de informação disponível sobre o assunto é de deixar qualquer um com a cabeça em parafuso. São tantos modelos, marcas e preços diferentes que eu resolvi dar uma mãozinha pro pessoal e fazer um resumo de tudo que encontrei, para ajudar as futuras mamães e papais na hora de decidir que modelo comprar e usar com seus bebês.

Em geral, existem 4 modelos de fraldas de pano disponíveis no mercado:

1. Pré-dobradas
São as mais simples e as mais baratas. Muito parecidas às fraldas de pano normais, com a única diferença de que já vêm com as marcas de onde devem ser dobradas, para facilitar na hora de trocar o bebê. Vc pode utilizar fita adesiva para fechar a fralda, mas se preferir, já existe um novo sistema muito mais prático, o Snappi (nao encontrei no Brasil ainda, mas pode ser comprado na Amazon.com) que substitui o antigo sistema de alfinetes.

Vc necessitará utilizar calças plásticas por cima da fralda de pano.
2. Pré-dobradas com botões ou velcro
Essas fraldas são super parecidas às fraldas pré-dobradas, a única diferença é que já vem com botões de plástico ou velcro. São muito parecidas às fraldas descartáveis convencionais, só que de pano. É necessário utilizar calças plásticas para cobrir a fralda.
3. Fraldas estilo Pocket
São fraldas que vêm com uma abertura no formato de bolso (pocket) onde vc coloca faixas absorventes no interior. Essas fraldas já vem confeccionadas com um tipo de plástico impermeável externo, ou seja, não é necessário comprar calça plástica. São muito parecidas às fraldas descartáveis, fáceis de lavar, e podem ser compradas em tamanhos P, M ou G, ou se vc preferir, pode comprar as tamanho OS (One Size) que podem ser ajustadas com um velcro ou botoes e utilizadas durante todo o período em que o bebê esteja usando fraldas (normalmente até os 3 anos).

4. Fraldas Todo em Um (AIO - All in One)
São as mais completas e parecidas às fraldas descartáveis convencionais, super práticas, porém, as mais caras.
Nós optamos pela versão Pocket OS (One Size). O ideal é comprar aproximadamente 18 fraldas, considerando que o bebê utiliza em média 8 fraldas ao dia. Desta forma, vc pode lavar as fraldas a cada dois dias ou, se preferir, utilizar as fraldas de pano intercaladas com fraldas descartáveis comuns.

O custo de cada fralda é de aproximadamente 18 dólares (EUA), 22 euros (Europa), 24 reais (Brasil). Se vc considerar que somente terá que fazer um grande investimento no início (comprar as 18 fraldas), e que elas durarão 3 anos e também outros 3 anos mais no caso de um segundo filho (e assim por diante), vai chegar à conclusao que as fraldas de pano são um excelente negócio.

Outro ponto muito importante, além do financeiro, é o da sustentabilidade. Alguns dados importantes a serem considerados (fonte: babyslings):

-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média
450 anos em sua decomposição, nos lixões;
-
conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
-em média,
2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
-um
bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas.
-no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de
dioxinas. E também caso o lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) seja queimado.

Alguns sites de interesse caso vc esteja interessado em saber mais sobre fraldas de pano:

Onde comprar:
Baby Sling (Brasil)

Informaçoes úteis:
Bébé Guide (Francês)
Globo Notícias (Português)
Fralda de Pano blog (Português)
Simple Mom (Inglês - Excelente fonte de informaçao!)

Nossa primeira leva de fraldas chega na semana que vem. Já lhes contarei sobre nossa experiência em primeira mão.

For English readers, most of the information above was extracted from the Simple Mom blog (great source). Please visit her site if you are interested in cloth diapering.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as fraldas de pano.Comecei a utilizar recentemente umas da Biofraldas e as assaduras da minha filha já sumiram. Acho que esta idéia deve ser divulgada sempre que possível, pois além dos benefício diretos para os bebês com relação a conforto, ainda são mais amigaveis ao meio ambiente, tão mal tratado.

Bjs,

Marta

Mãe de 2 disse...

Olá, comecei a usar fraldas de pano na minha filha com 6 meses de vida, não usei antes, pois eu tinha um preconceito enorme, e achava que não era tão ecologicamente correto assim, ledo engano. Pesquisei, devorei informações na internet, conheci a Dipano e me apaixonei, elas são com bolso para colocar o absorvente dentro, as pockets, e recentemente entrou as de botões que eu dou preferencia, mas o velcro delas é de excelente qualidade, e não temos a preocupação de grudar ou estragar as roupas, e outras fraldas durante a lavagem, e isso pra mim é imprescindível, pois quero algo prático para colocar tudo junto na máquina e a deixar fazendo o serviço dela rsrs.
Gostaria de deixar o link do blog http://fraldasdipano.wordpress.com/category/tecnologia-de-pano/

E do site também http://www.fraldasdipano.com.br/index.php
Beijossss

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 produtos
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .
FRALDA

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Fralda&IDCategoria=110

artigos para bebe/infantil
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

Dani disse...

Ola,faz algumas semanas que abrimos uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais).
E com ótimo custo beneficio. Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica. Abraços

Dani disse...

Abrimos faz pouco tempo uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais ) e com um ótimo custo Benefício.
Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
Temos também uma loja virtual: www.biolinum.com.br
Espero que goste!

Related Posts with Thumbnails